4º Enajoc: jovens se reunem em grupos de trabalho para debater comunicação e perspectivas de atuação

Enajoc - Segundo dia

No segundo dia do 4º Enajoc (Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores) aconteceu o Seminário Juventudes e Comunicação, cuja proposta era aprofundar os debates em torno da educomunicação, do direito à comunicação e da participação jovem.

No período da tarde, diversos grupos de trabalho (GTs) debateram a intersecção entre comunicação e cultura, o conceito de compartilhamento e colaboração nas redes, perspectivas de atuação para a Renajoc (Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras) e o histórico da luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil, entre outros assuntos.

Referindo-se às redes sociais e ao potencial da internet, Antônio Martins, jornalista do portal Outras Palavras e facilitador de um dos GTs, ressaltou a importância do conceito de compartilhamento para a ocupação e produção de conteúdo online. “Essa nossa comunicação é muito nova e precisa ser aproveitada para construir determinadas formas dentro da comunicação colaborativa, estabelecendo colaborações de fato. O grande desafio é construir, em um ambiente que não vai ser prioritariamente remunerado, uma comunicação articulada, de modo que os nossos saberes, os nossos diversos e relevantes saberes, sejam compartilhados. Recortes da realidade podem ser compartilhados de forma mais sistemática. O desafio é que, na internet, corremos o risco de nos alienarmos, de virarmos uma multidão fragmentada”, afirmou.

No GT “Políticas públicas de comunicação e a juventude”, foi reforçada a indivisibilidade dos direitos humanos e o combate à hierarquização de direitos. “Ter moradia, ter o que comer e também ter o direito à comunicação garantido são prioridades”, afirmou Vânia Correia, da equipe da Viração, enfatizando o desafio de consolidar a noção de comunicação como um direito humano.

O 4º Enajoc acontece até domingo, dia 14/07. Para obter mais informações, siga a conta da Viração no twitter (@viracao).

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273