A Renajoc e seus processos de encontros presenciais políticos, de planejamento e formação de adolescentes e jovens comunicadoras e comunicadores

_DSC1071

Encontro Regional Norte de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores realizado em Belém/PA.

A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores surgiu em 2008 pela necessidade desses sujeitos unirem forças por um objetivo comum, a promoção, garantia e defesa do direito humano à comunicação, resultando na democratização das comunicações no Brasil.

_DSC0515

Adolescentes e Jovens de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo reunidos em Vitória/ES refletem sobre suas realidades e saberes e planejam suas próximas ações enquanto Renajoc.

Para alcançar este sonho nos articulamos de diversas formas, entre elas organizando encontros presenciais para reunir comunicadoras e comunicadores de todo o país para trocarem experiências, saberes, realizarem ações e planejarem juntos como transformar a realidade das comunicações.

_DSC1638 - Copia

Vindos do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, adolescentes e jovens comunicadoras e comunicadores realizam encontro em Natal/RN na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Desde 2008 a rede já organizou 4 encontros nacionais e 7 regionais. 2014 foi um ano marcante para nós, pois pela primeira vez realizamos regionais nos cinco cantos do Brasil, reunindo 190 pessoas nas cidades de Vitória/ES, Belém/PA, Campo Grande/MS, Natal/RN e Porto Alegre/RS.

 

Garras

Wesley Ramos, do Mato Grosso, traz questões da agroecologia e economia solidária para o debate da democratização das comunicação durante o Erejoc Centro-Oeste, realizado em Campo Grande/MS.

Nestes encontros nós planejamos ações regionais e refletimos também sobre o significado da rede para todas as participantes, em um esforço nacional que resultará na carta de princípios da rede, a ser publicada no V Enajoc 2015.

Participar da Renajoc significa estar em diálogo e formação constante com comunicadoras e comunicadores de todo o país, fazendo parte de processos de produção colaborativa, tomadas de decisão coletivas, vivências online e presenciais e ações articuladas nacionalmente.

_DSC1788

Uma rede de adolescentes e jovens possui dinâmicas e processos muito mais divertidos e inovadores pela essência mesma do que significa fazer política e comunicação na adolescência e juventude. No Erejoc Sul, realizado em Porto Alegre/RS, em clima descontraído planejamos as ações futuras e refletimos sobre a situação atual da região.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273