Alunos da Escola Cícero Castilho Cunha recebem o projeto Mais Educomunicação.

educom10

Fotos e texto por Alcebino José da Silva, facilitador do projeto Mais Educomunicação. 

A Escola Estadual Cícero Castilho Cunha foi uma das duas escolas do Estado de São Paulo selecionadas para receber o Projeto Mais Educomunicação, realizado em parceria com o Instituto C&A e a RENAJOC, e que em Sud Mennucci recebe o apoio do Programa Escola da Família.

O projeto pretende fortalecer as ações da Renajoc por meio de intervenções em 20 escolas públicas, de diferentes cidades e Estados, que aderem ao Programa Mais Educação, do governo federal, para que os estudantes participem do processo de democratização da comunicação no Brasil, contribuindo com o monitoramento e incidência nas políticas públicas de educomunicação, numa perspectiva de adolescentes e jovens”.

Com programação variada, o projeto desenvolveu e desenvolve com os jovens e adolescentes varias atividades relacionadas às ferramentas de comunicação como jornal mural, fanzine, jornal humano, reuniões de pauta, divulgação de informações e produção de notícias. Para dar início aos trabalhos de formação dos comunicadores locais, a jornalista Fernanda Souza realizou um bate papo com os estudantes sobre o acesso à comunicação como direito humano. “Assim como temos direito à saúde, educação, lazer, temos direito à comunicação, ou seja, de receber e produzir conteúdos. Hoje à internet nos permite sermos produtores do nosso próprio conteúdo e canal de comunicação direto”, observou. Com o tema “Direito humano à comunicação e democratização dos meios” a oficina ainda abordou questões relacionadas à importância das pessoas saberem dos seus direitos de expressão para que a comunicação seja uma ferramenta bilateral e de livre acesso.

Segundo a vice-diretora Ednéia Sena, que também é responsável pelo Programa Escola da Família, o projeto virá de encontro com a metodologia já desenvolvida na escola, que visa o protagonismo do jovem. Pelo entusiasmo dos jovens e dos gremistas no dia da apresentação do projeto já pude afirmar que foi um sucesso, relata a vice-diretora; o projeto tem o apoio do diretor José Carlos finaliza.

Ao produzirem sua própria comunicação, a imagem da Cícero, da comunidade e da cidade se transforma, ganhando voz e visibilidade, os alunos daqui têm grande potencial para serem os protagonistas da mudança que a escola terá após o projeto, complementa Alcebino Silva (Bino) colaborador da rede Renajoc e um dos facilitadores do projeto Mais Educomunicação em Sud Mennucci.

O projeto continua com atividades aos sábados no período da tarde.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273