BOITUVA: “Mais Educomunicação” com a galera da escola estadual João Moretti

texto_principal_02 modificadoPor Luiz Carlos Paes Vieira e Rodrigo Calzzetta da Renajoc São Paulo.

 

Mais de 30 estudantes do ensino médio da escola estadual João Moretti, em Boituva, interior de São Paulo, estão participando do Programa Mais Educomunicação. As oficinas estão sendo aplicadas pelo Instituto Lunos, que já mantém um curso de educomunicação para adolescentes da rede pública de ensino na cidade.

No total, mais de 50 jovens da escola estadual se inscreveram para participar das oficinas. Com a apresentação da grade curricular e horários dos encontros, 36 mantiveram sua inscrição. Na maioria das oficinas, os jovens permanecem na escola após o horário das aulas normais para participar das atividades.

Os encontros estão sendo iniciados sempre com uma dinâmica, que busca transmitir pra galera conceitos de colaboração, trabalho em equipe e fortalecimento da auto estima. As primeiras oficinas tiveram como tema a introdução a pratica de entrevistas, o debate sobre direitos humanos e direito a comunicação e a discussão sobre o que é ser jovem e o que é ser adolescente.

“Sempre o Lunos está presente na nossa escola. Agora, com essa possibilidade deles aplicarem um curso aqui dentro, o ânimo dos estudantes foi grande. Basta ver pelo número de inscritos. É uma grande contribuição da RENAJOC para o desenvolvimento da nossa comunidade’”, disse a coordenadora pedagógica Rosângela de Campos.

Os participantes estão organizando suas ações para integrar a mobilização nacional no dia 17 de outubro, o Dia C. Está marcada também uma cerimônia de formatura para o dia 19 de outubro, num evento com dezenas de adolescentes de Boituva para debater o direito a comunicação da juventude brasileira.

insercao_01 modificado

DEBATE EM GRUPO: Direito a comunicação e a influência da mídia.

Os alunos se reuniram em grupos para debater sobre direito humano à comunicação e a influência da mídia na formação da sociedade. Depois, elaboraram jornais murais com apoio de revista e jornais para explicar para os outros grupos suas ideias sobre o tema.

insercao_02modificado

MURAL DE DIREITOS: Humanidade e comunicação.

Os adolescentes escreveram em tarjetas suas opiniões sobre o que eram os direitos humanos. Com as opiniões expostas, promoveu-se um debate sobre todos os direitos, em especial o da comunicação livre e expressão.

insercao_03modificado

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Após o debate em grupo, a galera expôs os principais pontos observados no vídeo e nas discussões. Seguindo o “Guia Mais Educomunicação”, buscaram responder questões sobre o assunto colocado, como, por exemplo,  a forma na qual o jovem é retratado pela mídia brasileira.

insercao_04modificado

ENTREVISTA: conhecendo a galera!

Foram passadas orientações técnicas de entrevista aos jovens, e em continuação, uma apresentação dos membros do grupo. Depois, a turma se dividiu em duplas, entrevistaram uns aos outros e em seguida, apresentaram ao grupo a entrevista. A galera mandou muito bem já na abertura das oficinas, conhecendo um pouco mais dos companheiros de escola!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273