Dia C no Ceará! Adolescentes e Jovens realizaram oficinas de áudio e vídeo.

Dia C fortaleza

Texto e foto por Rones Maciel, jornalista e educomunicador.

Comunicadores de Fortaleza e Horizonte (RMF) se integraram para promover o direito humano à Comunicação na Escola Dragão do Mar, em Mucuripe. 

 

No dia 17 de Outubro, a juventude de Fortaleza e Região Metropolitana marcou o Dia Nacional da Juventude Comunicativa no Ceará – Dia C. Na programação, adolescentes e jovens promoveram um espaço de troca de experiências e aprendizagens em técnicas de produção e edição de vídeo e áudio, a partir da temática: o Direito Humano à Comunicação.

Pela manhã, se iniciou a integração entre os participantes da Escola Estadual Dragão do Mar (Mucuripe), onde está localizado o Laboratório de Comunicação Escolar – Lace. Estudantes de escolas do município de Horizonte, integrantes do Juventude na Comunicação e jovens da Frente de Assistência à Criança Carente – FACC também participaram da atividade.

Após a exposição das experiências dos grupos e uma roda de conversa sobre a temática do dia – o direito humano à comunicação, os próprios jovens promoveram um espaço de aprendizagem, com a realização de oficinas de vídeo e áudio.

No primeiro período do encontro, os jovens do Lace mediaram a oficina de vídeo. Com o tema: o direto humano à comunicação na prática, os participantes divididos em dois grupos, com o apoio e orientação dos jovens integrantes do Lace, debateram e elaboraram o roteiro para a produção dos vídeos, que registraram momentos e pensamentos dos jovens.

O integrante do Lace, Victor Félix, 17 anos, aproveitou para trocar ideias e fazer novas amizades. “Hoje foi um dia muito legal, porque pude conhecer outros jovens, e perceber que não estamos sós, que têm outros jovens fazendo comunicação nas escolas. Foi muito bom esse encontro e que tenhamos outros”, destacou o jovem produtor de vídeo.

No segundo momento, no período da tarde, foi a vez dos jovens do rádio realizarem sua oficina. A atividade foi comandada por adolescentes e jovens do grupo Juventude na Comunicação, de Horizonte. Mais uma vez o direito à comunicação esteve na pauta das produções dos comunicadores.

Ruthynelle Gouveia, 14 anos, parece que compreendeu bem a proposta do Dia C. “Esse dia foi importante, porque tive a oportunidade de conhecer mais sobre a comunicação e o meu direito humano a ela. Comunicação pra mim é mais que presentes, eu penso nisso para o meu futuro”, ressaltou a adolescente do grupo Juventude na Comunicação.

Para a estudante de comunicação e estagiária da ONG Catavento, Cássia Alves, “o Dia C foi interessante, porque conseguimos, com esse evento, integrar jovens que produzem rádio e vídeo, conversando essas mídias e esses jovens, em prol do direito humano à Comunicação”, destacou a estudante.

Em Fortaleza o Dia C é organizado pela ONG Catavento Comunicação e Educação e o Coletivo de Comunicação Popular e Alternativa – Conectad@s. Para acompanhar o que rolou no Dia C no Ceará, basta acessar:

www.coletivoconectados.blogspot.com

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273