Integrantes da Renajoc no Nordeste e no Sul realizam oficina conjunta em Congresso da área jurídica

A idealizadora do Desabafo Social e os(as) co-fundadores(as) da Parafuso Educomunicação mediaram juntos(as) a oficina ‘Hacker Político: Educomunicação e Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes’ na última quinta-feira (19/05/2016). A oficina foi resultado de uma articulação da ABMP – Associação Brasileira de Magitrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude com a Monique Evelle, ativista de Salvador (BA), criadora do Desabafo Social e integrante da Renajoc – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as). Mais recentemente, Monique convidou os(as) co-fundadores(as) do coletivo Parafuso Educomunicação, de Curitiba (PR) para desenvolver a atividade em conjunto.

IMG_0880

A oficina ocorreu como parte das atividades do 26° Congresso da ABMP e reuniu mais de 50 crianças, adolescentes, jovens e participantes do evento. A primeira parte do encontro, que durou uma manhã inteira, serviu para as pessoas discutirem o conceito e as atribuições de um hacker. O momento serviu para desconstruir o discurso de que hackers são pessoas mal intencionadas, que invadem privacidade e roubam dados para benefício próprio; e serviu para expor também a diferença entre hacker e cracker. Na segunda parte da atividade, foi a vez dos(as) participantes discutirem como seria possível ‘hackear politicamente’ os diversos campos que compreendem direitos de crianças e adolescentes, tais como a educação, cultura, direito à participação, à comunicação entre outros.

IMG_0756

Para encerrar a oficina, os grupos compartilharam suas ideias com os demais e essas considerações foram entregues por escritos para a equipe da Parafuso. O material pode subsidiar futuros diálogos com a ABMP no mapeamento de ações e possíveis atividades que vism atender algumas das demandas trazidas(os) pelos adolescentes e jovens.

IMG_0833

Da esquerda para a direita: Juliana Cordeiro e Paula Nishizima, co-fundadoras da Parafuso Educomunicação e Monique Evelle, do Desabafo Social.

 

Estiveram presentes adolescentes de acolhimento institucional, universitários, representantes do Fojune PR – Fórum Paranaense de Juventude Negra, adolescentes da Rede Pontes, beneficiários de programas e ações da FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba, equipe de comunicadores(as) da Revista ‘Voz da Rua’, participantes dos projetos ‘Educomunica! Curitiba’, ‘Educomunica! Paraná’, entre outros.

IMG_0802

Texto e fotos: Diego Henrique da Silva/ Parafuso Educomunicação.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273