MAIS EDUCOMUNICAÇÃO: Cidade de Lavras, em MG, inicia projeto de educomunicação em escola pública

Adolescentes de Lavras participam do Projeto Mais Educomunicação

Por Reynaldo Azevedo, 17 anos, adolescente comunicador

No último dia 21 de maio, a cidade de Lavras (MG) deu início às atividades do projeto Mais Educomunicação, na Escola Estadual Firmino Costa. Participaram 70 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que iniciaram o encontro com a oficina das “Boas-Vindas e Acolhidas”. Neste primeiro dia, os presentes também tiveram contato com a proposta do projeto e um momento de apresentação de cada jovem. Em seguida, eles assistiram ao vídeo “Levante sua Voz”, produzido pelo Coletivo Intervozes, e que apresenta o cenário midiático brasileiro e suas influências na sociedade. A ideia do vídeo foi para dar introdução às discussões sobre a comunicação e despertar a reflexão e o senso crítico dos adolescentes.

No dia 04 de junho, na segunda oficina, o tema trabalhado foi “Direito Humano à Comunicação”. Nesse encontro foi feito um acordo de convivência entre os participantes. Logo após isso, teve a dinâmica do balão, que funciona da seguinte forma: cada participante recebe um balão, uma tirinha de papel e caneta. Os oficineiros e facilitadores pedem para que cada um escreva na tira de papel um direito humano que acredita ser essencial. Depois esse papel é colocado dentro do balão, que deve ser cheio. A ideia é que cada um precisa cuidar do seu balão e estourar o do outro, e depois trazer uma reflexão com a proposta de se pensar que nenhum direito exclui o outro e como vemos a democratização da comunicação para garantir direitos para todos.

A próxima oficina vai acontecer no dia 18 de junho com a temática sobre “O que é ser adolescente e Jovem?!”, na qual será feito uma intervenção com jornais murais e ambulantes para colher depoimentos dos adolescentes e jovens da própria escola.

Sobre o Mais Educomunicação
O “Mais Educomunicação” é um projeto da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc) que conta com o apoio do Instituto C&A. O projeto pretende fortalecer as ações da Renajoc por meio de intervenções em 20 escolas públicas, de diferentes cidades e Estados, que aderem ao Programa Mais Educação, do governo federal, para que os estudantes participem do processo de democratização da comunicação no Brasil, contribuindo com o monitoramento e incidência nas políticas públicas de educomunicação numa perspectiva de adolescentes e jovens.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273