Mais Educomunicação: em Lavras, garotada mergulha na cultura do grafiti

Mais Educom_Lavras_Oficina Grafiti_post

Texto e Fotos: Reynaldo Gosmão, Lavras/MG

A galera do 1ºC e do 1º E da Escola Estadual Firmino Costa conheceu, de uma forma bem legal, o que é o Grafiti, o seu significado, os elementos que envolvem esta forma de se expressar e depois, colocaram a mão na massa.

Tudo isto aconteceu na oficina que rolou na escola onde o projeto Mais Educomunicação é realizado em Lavras, Minas Gerais.  Através do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras – MIAL – que facilita as oficinas, o Projeto apoiado pelo Instituto C&A da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras  – RENAJOC – os e as adolescentes e jovens tomaram contato com a cultura do grafite como arte e forma de expressão.

O grafiteiro Zuza deu uma aula sobre cultura do grafite na parte da manhã e a tarde foram grafitar um muro da escola. Zuza falou com a galera da diferença entre grafite e pichação, contou como surgiu a cultura do grafite como arte e também como manifestação e contestação, no início dos anos 80.  Ele contou que o grafite se expandiu no metrô, como ele é usado na política e que tem o poder de chamar para o debate qualquer tema exposto.

A galera perguntou sobre o preconceito e Zuza disse que sim, há muito preconceito ainda no grafite, mas que entre a galera que faz o grafite há muito respeito, não tem disputa, cada um no seu estilo. Sobre a divulgação do grafite, Zuza disse que na mídia alternativa muitas coisas usam o estilo do grafite. Zuza disse ainda que são cinco os elementos que envolvem o grafite, a cultura hip-hop, o respeito, o DJ – MC, o grafiteiro e o b.boy (breack dance). Estes elementos não são nada se não houver o conhecimento, pois, segundo Zuza, o grafite é tempo e estudo. Não se aprende em uma aula, mas em observar os objetos, o que é sombra, onde há brilho e por aí vai deixando sua imaginação voar.

Na parte da tarde a galera partiu para a ação. Em um muro da escola eles e elas aprenderam a técnica de como se faz, desde a limpeza do muro, do local onde se vai grafitar, até os detalhes de como usar a tinta spray, a pressão que se deve usar. Assim, cada um e cada uma deixou sua marca no muro da escola com a palavra RENAJOC representando a alegria dessa galera em ter vez e voz nas ações da comunicação. Valeu!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273