Na Câmara de Vereadores de Belém, juventude apresenta Pacto pela Juventude

Pacto Juventude - Belém - Junho2013

Da Agência Jovem de Notícias

Lideranças de movimentos sociais jovens de Belém (PA) estiveram presentes na quarta, dia 5, na Câmara de Vereadores de Belém para apresentar o Pacto pela Juventude e debater sobre as políticas públicas voltadas para os jovens, dentro do Plano Plurianual (PPA), que define o que vai ser gasto, em termos financeiros, nos diversos segmentos da cidade, para o período de 2014 a 2017.

O Pacto pela Juventude é um documento, construído nos moldes do PPL, com propostas dos movimentos sociais de juventude. Dentre as propostas do Pacto, estão a melhoria do programa de saúde e assistência social, com políticas de prevenção as doenças sexualmente transmitidas, potencializar o programa de saúde da família, atendimento multidisciplinar ao jovem dependente químico, entre outros.

Veja as propostas AQUI

Quem fez a apresentação inicial do Pacto pela Juventude foi a educadora da FASE Amazônia, Aldebaran Moura, que explicou que o Pacto foi construído com base no PPA, com inclusão de propostas, divididas em objetivos, metas e iniciativas voltada para a juventude.

Dentro do planejamento para educação, cultura, esporte e lazer, os jovens pedem pela garantia do acesso e a permanência à educação básica e estímulos à educação superior.

O vereador Rildo Pessoa (PDT), pediu que seja trabalhado de forma separada a educação, o esporte, lazer e juventude. “Peço que este segmento que quer avançar nos debates repense essa metodologia. Com relação à educação, temos quer priorizar a educação básica em tempo integral”, pediu o vereador.

A criação de um Conselho Municipal de Juventude para debater as políticas públicas voltadas para os jovens é de grande valência para Alex Pamplona, do Conselho Nacional da Juventude. “Não só a criação de Conselho Municipal, mas também precisamos de um Estatuto da Juventude de Belém, um Fundo Público que o jovem tenha acesso e a realização de Conferências Municipais da Juventude para os jovens opinarem nessa criação de políticas públicas”, destacou Pamplona.

A questão dos jovens na zona rural foi lembrada pela vereadora Sandra Batista, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. “Temos que atentar para a saúde dos jovens do campo, onde aumentou consideravelmente o número de jovens mortos vítimas da violência”, ressaltou Sandra Batista.

Já a fomentação a geração de empregos e renda foi comentada por Diego Teófilo, educador da Unipop (Instituto Universidade Popular), “Pedimos a inclusão de uma linha de crédito para jovens, a realização de feiras e eventos baseados na Economia Solidária, com a participação dos jovens empreendedores.”

Durante a apresentação, todos os vereadores e assessores presentes receberam uma cópia do Pacto pela Juventude. E lembrando que na campanha para a Prefeitura de Belém, em 2012, todos os candidatos, inclusive o atual Prefeito Zenaldo Coutinho, receberam e concordaram em considerar o Pacto pela Juventude durante a aprovação do PPA.

Com Informações do Fórum da Amazônia Oriental

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273