Oficina de educom no PR gera revista colaborativa sobre prevenção às DSTs

60 adolescentes e jovens do Paraná estão produzindo conteúdo para rechear uma revista colaborativa que vai falar sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Essa ideia foi proposta numa oficina de educomunicação, realizada durante o Encontro Estadual de Protagonismo Juvenil na Prevenção das DST/ Aids e Hepatites Virais: ‘Essa Ideia Pega!’, em novembro de 2014. A publicação vai contar com enquetes, fotografias, entrevistas e dicas sobre prevenção às DSTs.

Foto: Juliana CordeiroProjeto vHIVver 3 - Arquivo Diego Silva

O que rolou na oficina?
A articulação paranaense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as) – Renajoc/ PR foi convidada para contribuir com a oficina de educomunicação durante aquele Encontro. Na ocasião, os participantes analisaram diferentes revistas e jornais feitos para os públicos adolescente e jovem, como a Capricho, Viração, Rolling Stones, Onda Jovem, Galileu, Its, Escuta Soh!, 100% Skate, TodaTeen, Billboard, Folhateen, Gaz+, Kzuka, entre outras. Além disso, discutiram quais as principais coisas que não podem faltar nas mídias que se propõem a dialogar com as juventudes.

“A medida que analisam os conteúdos midiáticos e percebem quais os valores estéticos, sociais, econômicos que incutem (ou pretendem incutir) na sociedade, percebem que são influenciados por estes meios. E aí temos o desafio de tentar criar novos espaços de produção de conteúdo jovem, algo elaborado por eles mesmos, que transmita a diversidade e pluralidade deste grupo”, comenta Juliana Cordeiro, articuladora da Renajoc na região Sul e educomunicadora que ajudou a mediar a oficina.

Foto: Juliana Cordeiro
Projeto vHIVver 2 - Arquivo Diego Silva

Como acontece a produção da revista?
Depois do bate-papo, a galera se dividiu em grupos, de acordo com as áreas que mais se identificavam. Teve gente que foi para o grupo de foto, das entrevistas pingue-pongue, das dicas sobre DSTs, entre outros. “Foi muito legal ver o pessoal mostrando uma capacidade de se auto-organizar. Ao invés de criarem grupo no Facebook ou grupo de e-mails, eles anotaram os telefones de todo mundo e criaram grupos no Whatsapp pra executarem as tarefas depois que o evento acabasse”, explica Diego Silva, integrante da Renajoc no Paraná, que contribuiu com a mediação da oficina.

Agora, os materiais estão sendo reunidos e sistematizados. Depois disso, serão diagramados e vão compor uma revista que ficará disponível para download gratuito na internet. Os apontamentos e diálogos que aconteceram durante a oficina serão levados em conta no processo de produção da revista. Juliana acredita que vão se surpreender em ver a revista com os textos e fotos produzidos por eles (as). “A gente sempre quer compartilhar coisas legais que fazemos, então, ao publicar o conteúdos nas redes sociais, também vão colaborar para que outros adolescentes e jovens reflitam sobre DST/Aids. E o bacana desse produto gerado a partir da educomunicação é a capacidade de engajar jovens nos problemas sociais; é inserir tecnologias para desenvolver soluções e processos inovadores de participação”, avalia.

Fique por dentro. Follow us!
Segue a Renajoc no Twitter e acompanhe nossas postagens no Facebook pra ficar por dentro! Aproveito o espaço pra agradecer ao professor Kleber Mendes e a toda equipe de educadores que contribuíram com as ações do Projeto vHIVer, do qual a oficina citada na matéria faz parte [:

Projeto vHIVver - Arquivo Diego Silva
Ao final da oficina, a gente usou a câmera na função com temporizador e registrou a gurizada toda!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273