Programação do Dia C em Belém

Coat_of_arms_Belem_do_Para_Brazil

Por Diego Teófilo, educomunicador da RENAJOC e historiador.

Em Belém o Dia C, será realizado pelas seguintes organizações:

Instituto Universidade Popular, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Estadual (Lei 5.797, de 17/04/94) e Utilidade Pública Municipal (Lei 8.285, de 17/04/2003). Nasceu da mobilização de um conjunto de entidades, movimentos sociais e igrejas comprometidas com a teologia da libertação, para ser um espaço plural de formação de lideranças populares, agentes pastorais e fortalecimento da democracia.
Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores – RENAJOC, foi criada em abril de 2008 no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicador@s promovido pela ONG Viração Educomunicação, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, desde a sua criação, a RENAJOC participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação.

Núcleo de Produção Vamo Que Vamo, é um projeto de audiovisual idealizado por jovens que atuam na área de comunicação, trabalhando com produções independentes e informações de interesse público e com a participação dos mesmos nos trabalhos desenvolvidos. Através da experiência adquirida no Centro de Comunicação e Educação Popular – CEPEPO, os jovens se tornaram voluntários e passaram atuar na área de comunicação e nos diversos projetos desenvolvidos por esta instituição.

 

 

Dia C em Belém/PA!

Com o objetivo de somar forças ao intenso debate sobre juventude, direitos, comunicação, democratização, dentre outros. Temas que estão presentes no cotidiano de milhares de adolescentes e jovens do Brasil.

Em Belém realizaremos a atividade “Juventude soltando a voz!” será dividida em dois momentos, sendo:

1º Momento: Roda de conversa com um grupo de adolescentes e jovens oriundos de diversos espaços, sobre: o Dia C, direito humano a comunicação, democratização da comunicação, e produção de vídeos de bolso. Na sede da Unipop, no dia 10/10, das 15:30 as 19h.

PROGRAMAÇÃO:

  • Acolhida – boas vindas: 10min.
  • Dinâmica de apresentação: 20min.

Os participantes serão convidados a formarem duplas e escreverem em uma tarjeta seu nome e em outra “o que é comunicação pra você?”. Responsáveis: Sidney Silva e Mario Ernesto Materiais: Tarjetas e pincel atômico.

  • Apresentação das duplas e dialogo aberto: 30min.
  • Apresentação do “Dia C”: 20min:

Vídeo e texto de apresentação. Responsável: Diego Teófilo.

  • Problematização: democratização da comunicação – 20min.

Apresentação do vídeo: Intervozes

Performace teatral

Responsáveis: Harrison Lopes, Jorge Anderson e Débora Ribeiro.

  • Debate aberto: 30min.

Mediação: Patrícia Cordeiro.

  • Considerações finais: 10min.

 

2º Momento: O segundo será a roda de conversa Juventude soltando a voz! Com alunos/as da Escola Celso Malcher, que fica localizada no bairro Terra Firme em Belém, no dia 17/10.

PROGRAMAÇÃO:

  • Acolhida – boas vindas: 10min.
  • Dinâmica de apresentação: 20min.

Os participantes serão convidados a formarem duplas e escreverem em uma tarjeta seu nome e em outra “o que é comunicação pra você?”.

Responsáveis: Sidney Silva e Mario Ernesto

Materiais: Tarjetas e pincel atômico.

  • Apresentação das duplas e dialogo aberto: 30min.
  • Apresentação do “Dia C”: 20min.

Vídeo e texto de apresentação.

Responsável: Diego Teófilo.

  • Problematização: democratização da comunicação – 20min.

Apresentação do vídeo: Intervozes

Performace teatral

Responsáveis: Harrison Lopes, Jorge Anderson e Débora Ribeiro.

  • Debate aberto: 30min.

Mediação: Patrícia Cordeiro.

  • Apresentação do vídeo “Juventude soltando a sua voz!”. Video produzido por adolescente e jovens durante o primeiro momento.
  • Considerações finais: 10min.

OBSERVAÇÃO: Existe a possibilidade neste segundo momento de fazermos alterações na programação, que vai depender…Além disso, teremos no espaço da escola:

Exposição Democratização da Informação;

Cobertura colaborativa de uma rádio comunitária;

Coleta de assinaturas para o projeto de Lei de iniciativa popular. Esse projeto é uma iniciativa de várias organizações e movimentos sociais que atuam pela democratização da comunicação, organizadas na campanha Para Expressar a Liberdade.

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273