RECIFE NA ATIVA! Semana da Democratização da Comunicação.

6892430129_da08b0c047_b_0

Prioridade Absoluta

 

EDIÇÃO ESPECIAL DA SEMANA NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

 

De  13 A 18 de outubro  

  PAUTA


  *  Adolescentes e jovens pernambucanos promovem ato pela democratização da comunicação 

Agenda

  Domingo é dia de Expressar a Liberdade no Recife
 
 Rádio Universitária FM tem especial para a Semana de Democratização da Comunicação

  CCLF promove oficina sobre o direito humano à comunicação em Olinda

*   Encontro reúne fóruns em torno do direito à Comunicação

Ativistas coletam assinaturas no Festival Coquetel Molotov

 

Nota

* Campanha Para Expressar a Liberdade: todos podem participar

 


PAUTA

Adolescentes e jovens pernambucanos promovem ato pela democratização da comunicação

 

DIA “C” acontece na quinta, 17 de outubro, com atividades em Pernambuco e em todas as cinco regiões do Brasil

 

No dia 17 de outubro, adolescentes e jovens em mais de 25 cidades brasileiras vão soltar a voz pela democratização da comunicação, durante ações do DIA “C” – Dia da Juventude Comunicativa. A atividade, liderada pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC, pretende mobilizar a sociedade pelo direito humano à comunicação. E chamar a atenção para a urgente necessidade de uma nova lei geral de comunicações, que substitua o atual Código Brasileiro de Telecomunicações. Com mais 50 anos, o CBT aborda a comunicação sob a ótica do negócio, deixando de lado questões importantes como a democratização, a pluralidade de ideias e a diversidade. Legitima um histórico de concentração dos meios de comunicação nas mãos de pouquíssimos grupos comerciais, que juntos controlam 70% da mídia brasileira.

 

A RENAJOC entende que esse domínio dos meios de comunicação por grupos privados, comandados por famílias ricas e poderosas, ferem a liberdade de expressão e especialmente o acesso de adolescentes e jovens à informação e à participação na produção da comunicação no país. Por isso, além de usarem o DIA “C” para falar desse assunto nas redes sociais, com hashtag #pelodiretoàcomunicação, os integrantes da RENAJOC vão realizar oficinas e intervenções urbanas nas suas cidades.

 

No Recife, com o apoio da ONG Auçuba- Comunicação e Educação e do Fórum Pernambucano de Comunicação, os adolescentes e jovens do Blog Juventude Conectada aos Direitos, realizarão, na quinta (17), intervenção urbana, com concentração na Praça do Marco Zero (Recife Antigo), às 13h, para a confecção de faixas, com frases que estimulem a luta pelo direito à comunicação. Logo após, às 15h, sairão em passeata até a Av. Conde da Boa Vista, no Centro, com a parada nos semáforos para a exposição das faixas. No decorrer do movimento será gravado um vídeo para a divulgação da ação nas redes sociais.

 

Neste ano, o Dia “C” ganhou um reforço importante. Em cinco escolas da rede pública, localizadas na Região Metropolitana do Recife, serão exibidos, na manhã do dia 17, filmes educativos para estimular o debate sobre a temática da semana da democratização da comunicação. A ideia é levar o debate aos espaços formais de educação, mostrando que o tema é bastante importante e precisa ser discutido também por adolescentes e jovens. A ação faz parte do projeto Mais Educomunicação, que realizar atividades dentro e fora do espaço escolar, e é uma iniciativa da Renajoc, realizado no Recife, pela ONG Auçuba, com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes no processo de democratização da comunicação, por meio de atividades de Educomunicação.

#ParaExpressaraLiberdade

 

Neste ano, as ações do Dia “C” integram a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, realizada no contexto da Campanha Para Expressar a Liberdade, do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) e outras organizações que atuam com comunicação e cultura.

A Semana vai intensificar a discussão e coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que visa a regulamentar o funcionamento dos meios de comunicação, garantindo a pluralidade e a diversidade. Todos os adolescentes e jovens envolvidos no Dia “C” irão participar da coleta de assinaturas. Para mais informações sobre a Lei acesse:  www.paraexpressaraliberdade.org.br.

 

Faça parte!

Você também pode participar do Dia “C” realizando alguma atividade na sua escola, no seu bairro, na sua cidade. O Manual do Dia “C” traz, em detalhes, tudo que você precisa saber para fazer parte desse momento. Acesse http://issuu.com/renajoc.

E pelas redes basta usar as Hashtag: #diac #pelodireitoacomunicacao #paraexpressaraliberdade e soltar o verbo.

 

SERVIÇO:

O que: Dia “C” – Dia da Juventude Comunicativa

Quando: 17 de outubro, às 13 horas

Onde: Praça do Marco Zero- Recife – PE

Renajoc na Rede

www.renajoc.org

www.facebook.com/renajoc

@renajoc

Contatos:

Ana Paula Ferreira (Educomunicadora Auçuba– Recife/PE)

ananacasadecampo@gmail.com

(81) 8624-1452

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003020185739&ref=ts&fref=ts

 

Scheylla Santos (Blog Juventude Conectada aos Direitos)

Sheylasnts@gmail.com

(81) 9846-9849

Facebook: https://www.facebook.com/scheylla.guthemberg?ref=ts&fref=ts

 

Mande fotos, vídeos e notícias das atividades para publicarmos nas redes da Renajoc

Luiz Felipe – (Blog Juventude Conectada aos Direitos)

l.felipejoaquim@gmail.com

(91) 9211-5246

Facebook: https://www.facebook.com/felipebessagmdt?ref=tn_tnmn

 

AGENDA

DOMINGO, 13 DE OUTUBRO    

Domingo é dia de Expressar a Liberdade no Recife

No próximo domingo, dia 13, a partir das 10h, o Recife Antigo será tomado por militantes que lutam pelo direito à livre expressão, com a abertura daSemana Nacional pela Democratização da Comunicação. Integrantes do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), de entidades parceiras e voluntários da campanha Para Expressar a Liberdade irão procurar dialogar com as pessoas sobre a importância da garantia desse direito e a urgência de se regulamentar os artigos da Constituição de 88 (220, 221, 222, 223 e 224), que tratam da distribuição e do uso dos canais de rádio e televisão. Para isso, colherão assinaturas para o projeto de Lei da Mídia Democrática. Se implementado, este projeto aumenta a quantidade de conteúdo regional e independente, proíbe políticos com mandato e igrejas de serem concessionários de radiodifusão, regulamenta a propaganda para crianças e adolescentes e consolida um sistema público independente de governos ou do mercado. Às 15h, o público será convidado a refletir o que uma mudança no sistema de comunicação brasileiro pode influir em suas vidas. O evento também contará com projeção de imagens, a partir das 16h teremos o som comandado por Rodrigo Coutinho, o DJ Nego Nu, e a renovada Rural de Roger de Renor. O ato do Marco Zero será o primeiro da Semana Nacional pelo Direito à Comunicação, que contará com dezenas de eventos em diversos estados do país, promovidos principalmente por entidades ligadas ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e seus parceiros na campanha. No ato as camisas da campanha serão vendidas a R$ 20 reais, cada uma.

 

Serviço:

O que: Abertura da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação – Pernambuco.

Quando: Domingo, 13 de outubro. Das 10h às 12h – Panfletagem e coleta de assinaturas. 15h Ato público, com roda de conversa, projeções de imagens, DJ, etc.

Onde: Praça do Marco Zero- Recife Antigo

Contatos:

Ivan Moraes Filho (CCLF/Fopecom)– (81) 9173-4253

Rosa Sampaio (Auçuba/Fopecom)-(81) 8649-0085

Felipe Peres (NTVRU/Fopecom)– (81) 9959-8066

Débora Brito (CA Jornalismo UFPE/Fopecom)- (81) 9291-4989

 

SEGUNDA-FEIRA A SEXTA –FEIRA,14 A 18 de outubro

Rádio Universitária FM tem especial para a Semana de Democratização da Comunicação

Durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, a Rádio Universitária FM do Recife (99.9 no dial) irá dedicar uma hora por dia  à discussão sobre o novo marco legal do setor e sobre a proposta do projeto de iniciativa popular que pretende levar esta discussão ao Congresso. De segunda-feira (14/10) a sexta-feira (18/10), a emissora levará ao ar o programa “Para Expressar a Liberdade”, em que representantes da academia, de veículos de comunicação pública e integrantes de diversos movimentos sociais irão debater sobre a importância de se regulamentar os artigos da Constituição que falam sobre a radiodifusão. O programa irá ao ar sempre às 11h e é produzido através de uma parceria entre o Núcleo de TV e Rádio Universitária (NTVRU) e o Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom). Logo no primeiro dia, os debatedores convidados irão traçar um panorama da comunicação no Brasil e esclarecer sobre a iniciativa da sociedade civil de lançar uma proposta de legislação, já que nenhum dos governos pós-constituinte assumiram essa responsabilidade. Ao longo dos demais programas, outros temas, mais específicos, entrarão em pauta: Comunicação Pública, Infância e Comunicação, Regionalização da Programação e Comunicação e Política.

 

Serviço:

O que: Programa Para Expressar a Liberdade

Quando: de 14 a 18 de outubro (Segunda a Sexta-feira), de 11h ao meio dia.

Onde: Rádio Universitária FM (99.9 no dial)

Telefone aberto ao ouvinte que queira participar: (81) 3423-8124

 

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO

CCLF promove oficina sobre o direito humano à comunicação em Olinda

Como parte da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, o Centro de Cultura Luiz Freire realizará uma oficina sobre o direito humano à comunicação na próxima segunda-feira, dia 14 de outubro, a partir das 14h, em sua sede (rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda). A atividade, com aproximadamente três horas de duração, procurará contextualizar a comunicação na construção histórica dos direitos humanos e buscar coletivamente encaminhar possibilidades de ação para que este direito seja garantido a todas as pessoas. A metodologia segue o formato que já foi realizado em dezenas de momentos de formação, em todas as regiões de desenvolvimento do estado de Pernambuco. A facilitação é do jornalista Ivan Moraes Filho, integrante do CCLF e ativista dos movimentos que lutam pelo direito à comunicação há pelo menos dez anos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através de mensagem por inbox fan page do CCLF no Facebook (www.facebook.com/CentroLuizFreire) e são limitadas a 25 vagas.

 

Serviço:

O que: Oficina sobre o Direito Humano à Comunicação

Quando: Segunda-feira, dia 14 de outubro, as 14h

Onde: Centro de Cultura Luiz Freire (rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda)

Contato:

Ivan Moraes Filho (CCLF)– (81) 9173-4253

 

QUARTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO

 

Encontro reúne fóruns em torno do direito à Comunicação

Nesta quarta -feira (16), o Fopecom propõe a  oficina Interfóruns sobre a Lei de Mídia Democrática,  ministrada por Rosa Sampaio, integrante da ONG Auçuba – Comunicação e Educação e ativista do movimento pela democratização da Comunicação e pelos direitos de crianças, adolescentes e jovens à Comunicação. O encontro, que está marcado para iniciar às 14h, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é um momento de formação com diversos fóruns, sindicatos, redes, e articulações da sociedade civil, que queiram participar e discutir mais sobre direito humano à Comunicação e faz parte do calendário de programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Inscrição pelo telefone (81) 9832 -6054, com Marco Levay.

 

Serviço:

O que: Encontro Interfóruns sobre a Lei de Mídia Democrática

Quando: quarta-feira, 16 de outubro

Onde: UNICAP (bloco G, auditório G4)

Contatos:

Marco Levay (CUT) – (81) 9832-6054

Rosa Sampaio ( Auçuba- Comunicação e Educação) – (81) 8649-0085

 

SEXTA-FEIRA E SÁBADO, 18 E 19 DE OUTUBRO 

Ativistas coletam assinaturas no Festival Coquetel Molotov

Durante a programação do Festival Coquetel Molotov no Ar, na sexta (18) e sábado (19), para fechar a programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação ativistas do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) e demais entidades ligadas a movimento em Pernambuco irão coletar assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática. O Festival acontece no Teatro da UFPE, na Cidade Universitária, a partir das 16 horas.

 

Serviço

O que: Coleta de assinaturas apara o Projeto de Lei de Mídia Democrática

Quando: Sexta-feira e Sábado, 18 e 19 de outubro, partir das 16 horas

Onde: Festival Coquetel Molotov no Ar, Teatro da UFPE, Cidade Universitária, Recife- PE.

Contatos:

Débora Brito (CA de Jornalismo UFPE): (81) 9291-4989

 

NOTA

 

Campanha Para Expressar a Liberdade: todos podem participar

Quem quiser saber mais sobre as ações da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação em todo o Brasil e sobre futuros encaminhamentos da Campanha Para Expressar a Liberdade pode ir direto ao site da iniciativa e procurar meios para integrar-se, seja coletando assinaturas, divulgando as ações nas redes sociais ou unindo-se aos movimentos que já lutam pelo direito à comunicação no seu estado. Saiba mais: WWW.paraexpressaraliberdade.org.br. Participe também pelas redes sociais com hashtag que serão utilizadas durante a  Semana:#comunicaPE, #diac; #pelodiretoàcomunicação, #ParaExpressaraLiberdade.


 

O que é Prioridade Absoluta?

A Ong Auçuba Comunicação e Educação produz o Prioridade Absoluta PE, um boletim semanal com a agenda dos principais acontecimentos relacionados aos direitos da criança e do adolescente e sugestões de pauta. É distribuído aos veículos de comunicação, jornalistas, instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente, Conselhos, empresários e militantes ligados ao tema dos direitos humanos.

Seja pauta no nosso boletim!

Envie sua programação para

spfm@aucuba.org.br   ou ligue para (81) 3426.6386.

 

Integrantes da Rede ANDI Brasil:

Agência de Notícias da Infância MATRACA (MA) / ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância (DF) /AUÇUBA – Comunicação e Educação (PE) / BEM TV (RJ) / CATAVENTO – Comunicação e Educação Ambiental (CE) / CIPÓ – Comunicação Interativa (BA) / CIRANDA – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (PR) / GIRASSOLIDÁRIO – Agência de Notícias em Defesa da Infância (MS) / Instituto RECRIANDO (SE) / OFICINA DE IMAGENS – Comunicação e Educação (MG).

 

Equipe Auçuba/Rede ANDI:

Ana Paula Ferreira, Rosa Sampaio e Tarcísio Camêlo.

 

Colaborou nesta Edição especial:Jovens do Blog Juventude Conectada aos Direitos (RENAJOC) e Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273