Renajoc discute democratização da comunicação com organizações de 24 cidades do país

A Renajoc marcou presença no Encontro do Programa de Pequenos Projetos (PPP), realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), nos dias 29 e 30 de Setembro, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, a Rede pôde compartilhar um pouco de sua história, atividades que desenvolve e metodologias, além de contribuir com uma fala sobre a democratização da comunicação, durante a Roda de Diálogo que aconteceu na tarde do primeiro dia de evento.

 

Evento FLD

 

O evento, uma das atividades comemorativas aos 15 anos da FLD, contou com representantes de diversos projetos que recebem recursos da Fundação. Os(as) participantes vieram de 24 municípios, de 10 diferentes estados brasileiros. “Deu pra ter contato com pessoas envolvidas com iniciativas bastante interessantes, que estão ajudando a melhorar a vida de muitas comunidades e fazer a diferença no nosso país. Até uma representante da Unipop [organização que integra a Renajoc], a Patrícia Cordeiro, estava presente!”, comenta Diego Silva, da Renajoc no Paraná, que representou a facilitadora local, Evelin Haslinger, e a facilitação nacional da Rede, Alê Muniz, que não puderam estar presentes.

 

IMG_1682

 

Na hora da Roda de Diálogo, além da Patrícia, que exibiu um vídeo que ligado à temática do extermínio da juventude negra (feito com os/as jovens da Unipop) também teve a participação do Ronildo de Oliveira, que contou um pouco das atividades que realiza junto à Associação Caririense de Luta Contra a Aids, e da Edoarda Scherer, que apresentou as principais atividades da Rede Ecumênica da Juventude (REJU).

Renajoc_Parafuso_FLD

Durante o momento de fala da Renajoc, rolou breve apresentação sobre a história de surgimento da Rede, principais conquistas ao longo dos últimos anos, realização dos encontros regionais e nacionais, além de contextualizar algumas metodologias de trabalho e apontar diversas outras atividades, como a produção de publicações, formações online, implementação de secretaria de incidência política em Brasília e mobilizações no Dia C – Dia Nacional das Juventudes Comunicadoras.

 

IMG_1876

 

O Encontro deu espaço a outra Roda de Diálogo, com falas que abordaram temáticas como importância da agroecologia, direitos quilombolas, direitos das mulheres e comércio justo e solidário. A programação também proporcionou compreender melhor como tem atuado a FLD, pautou diferentes questões ligadas à efetivação da justiça de gênero e estimulou os(as) participantes a expressam o que pensam sobre os editais, processos de seleção e acompanhamento de projetos apoiados pela Fundação. Participantes puderam expor e trocar materiais informativos, além de vender alimentos e artesanatos de produtores integrantes dos projetos apoiados.

 

Fotos: Diego Silva/ Parafuso Educomunicação


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273