RENAJOC em ação: Estudantes participam de oficinas sobre mídia e estereótipos

Oficina Renajoc – Lavras.MG

Texto: Reynaldo Azevedo, 17 anos, adolescente comunicador

Fotos: Maria de Fátima Ribeiro

Da Agência Jovem de Notícias

LAVRAS (MG) – A mídia interfere diretamente nos nossos comportamentos, no modo de ver o mundo e de como nos colocamos nele. Por conta disso, o MIAL (Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras), por meio da RENAJOC (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras), realiza desde o início de maio oficinas nas escolas na cidade de Lavras, interior de Minas Gerais. Com a pauta Mídia e Estereótipos, os encontros buscam analisar e refletir sobre como os veículos de comunicação de massa ditam a nossa forma de ser.

No último dia 16, a oficina foi feita com os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Firmino Costa. Iniciamos com uma dança circular de integração e, em seguida, uma dinâmica da qual usamos manchetes de jornais, revistas e blogs que reforçam os estereótipos existentes em nossa sociedade. A proposta foi promover um debate e pensar quais assuntos a mídia prioriza no dia, e se isso gera tabus e preconceitos. “A oficina nos mostrou alguns rótulos e preconceitos que existem na sociedade, e é muito importante quebrar isso” disse o estudante Kaio Henrique, de 17 anos.

Grupo estudou esteriótipos da mídia

A dinâmica funcionou da seguinte forma: dividimos a lousa com giz, em três colunas (muito interessante, interessante e não é interessante) e apresentávamos manchetes com alguns temas, como por exemplo, “Peso não afeta comportamento sexual da mulher, diz estudo”, “Idosos derrubam estereótipos e descobrem mundo de possibilidades na internet”, “Cercados de estereótipos, homens costumam se descuidar da saúde sexual”, “Marcelo Serrado diz que Crô vai além de ‘estereótipo da bichinha engraçada’”. Após discussão, os participantes definiam em qual coluna cada manchete deveria entrar.

Uma das participantes, Nathália Correa, de 16 anos, disse que “assim como todos acharam, eu também achei interessante os assuntos discutidos nesse encontro, são muito importantes”. Sua parceira de turma, Larissa Neri, de 17 anos, também concorda. “Eu achei interessante porque são assuntos que infelizmente ainda não são pautados dentro das escolas. As dinâmicas trouxeram outras formas de entender as temáticas e discutimos vários assuntos que me interessam, como as cotas nas universidades públicas”.

E finalizando as atividades da oficina, a estudante Larissa Souza, 17 anos disse que “a oficina vai para a ‘coluna’ muito interessante, devido à forma descontraída que as temáticas complexas foram abordadas. E todos nós, estudantes, discutimos juntos e ficamos muito a vontade para se expressar e colocar nossas opiniões”.

A oficina de mídia e estereótipo será realizada também no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, no próximo dia 29, com estudantes do 9 º ano.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273