Videodocumentário conta história de adolescentes que cobriram Conferência no Paraná

O coletivo Parafuso Educomunicação, um dos grupos que representa a Renajoc – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as) no Paraná, e a Associação Ninho da Águia lançam, em novembro, um videodocumentário que vai contar um pouco das vivências de adolescentes no processo educomunicativo de cobertura da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no Paraná. Ao todo, a equipe de educobertura teve a participação de 48 adolescentes, vindos de 18 municípios do Paraná.

 

videodocumentario_educomunica_prVideodocumentário contou com aproximadamente 30 horas de material captado. Foto: Arquivo/ ‘Educomunica! Paraná’.

 

Com duração aproximada de 20 minutos, o documentário traz declarações de adolescentes participantes gravadas ao longo das oficinas de formação (realizadas antes da Conferência), além de outras feitas durante a cobertura do evento e no processo posterior, quando ocorreu a avaliação. No geral, a garotada conta sobre suas expectativas em relação às atividades e as suas visões a respeito dos direitos de crianças e adolescentes e sobre como as formações em diferentes linguagens da educomunicação os ajudaram a perceber sobre a importância da participação social.

O teaser do documentário já está circulando pelas redes sociais e você pode assisti-lo aqui.

‘Muita gente quer saber como foi a realização do projeto e o impacto que ele teve na vida dos participantes. O videodocumentário vai ser servir, justamente, pra que outras pessoas consigam sentir um pouco da energia que rolou durante o Educomunica e se senbilizar sobre como a educomunicação pode mudar vidas’, comenta Diego Henrique da Silva, jornalista e um dos educomunicadores do projeto. Para ele, o videodocumentário e outros materiais produzidos pelos adolescentes e equipe também podem subsidiar a sua replicabilidade em outros estados e municípios.

 

adolescentes-educomunica-pr-foto-acervo-parafuso-educom-lowParte das oficinas foi realizada no histórico Solar do Barão, antiga residência ao ervateiro Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Atualmente, é a sede do ‘Portal do Futuro’ da Regional Matriz, em Curitiba (PR). Foto: Arquivo/ ‘Educomunica! Paraná’.

 

Fique ligado!
Acompanhe a Parafuso Educomunicação no Twitter, Facebook, Instagram, Issuu e no Youtube para assistir ao videodocumentário.

O projeto
‘Educomunica! Paraná’ é realizado pela Associação Ninho da Águia, de Nova Esperança (PR) e pelo coletivo Parafuso Educomunicação, de Curitiba (PR), com recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência, deliberados pelo CEDCA PR – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná. O projeto ajudou a garantir a cobertura educomunicativa da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do(a) Adolescente no Paraná. Os(as) educandos participaram de oficinas de facilitação gráfica, jornal-mural, fotografia, vídeo, redação de matérias para web e mídia impressa, cartazes com técnicas de graffiti e stencil, além de outras intervenções visuais. Além disso, também participam de oficinas sobre direitos fundamentais de crianças e adolescentes, dinâmica das Conferências de Direitos e Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mais informações sobre o projeto podem ser buscadas no site http://parafusoeducom.org, no menu ‘Projetos’.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/renajoc.org.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273